Boas vindas

Participe de "A palavra no agora" - Projeto do Museu da Língua Portuguesa

Participe de "A palavra no agora" - Projeto do Museu da Língua Portuguesa

por Vivianne Oliveira Rodrigues -
Número de respostas: 0

Oi, pessoal.

Pensando que o tema do sarau girou mais em torno da quarentena (não tem como, né, é o tema mais bombásticos do planeta) e que ainda estamos na quarentena e ficaremos nela por mais um tempo, que cada um de nós tem sua história de dor, e que a palavra às vezes nos falta quando em calamidade, mas quando vem é um alívio — gostaria de informar que o Museu da Língua Portuguesa está recebendo textos que de certa forma acalentam ou modelam esse momento difícil. Pode ser algo autoral ou de outrxs. (o link segue no final do texto)

"São as palavras que dão concretude ao que vemos, ao que pensamos, e ao que sentimos. Mas às vezes nos faltam palavras para processar o mundo atingido pela pandemia de coronavírus. Num ambiente que muda velozmente, o futuro é de incertezas. Ainda assim, estamos aqui. E o que sentimos existe. 

Muitos de nós estamos em casa enquanto muitos outros não têm esse privilégio. Vivemos muitas perdas, em muitos níveis. Experimentamos coletivamente, ainda que muitas vezes sozinhos, sentimentos como angústia, ansiedade, impotência, solidão e luto. Na ausência do contato físico e do conforto que isso nos traz, a palavra ocupa papel central no nosso tecido social.

O Museu da Língua Portuguesa apresenta o projeto Palavra no Agora para ajudar as pessoas a atravessar esse momento complexo e mutante. Nesta página, o projeto oferece ferramentas de expressão, diálogo e reflexão, a partir do uso da palavra e seus sentidos no tempo presente"(MLP)

A palavra no agora