Fórum de Apresentações

Apresentação

Apresentação

por Desirée Francine dos Santos -
Número de respostas: 1

Olá, eu sou a Desirée dos Santos. Sou mineira, pesquisadora, artista, mulher negra. 

Sou formada em Letras Português pela UFOP, mestra em Linguística pela UFPR e agora em 2020 sou doutoranda pela UFSC no programa de Literatura na linha de Crítica Feminista e Estudos de Gênero. Meu projeto tem uma grande interlocução com a área da Tradução já que ele propõe a tradução comentada do livro Bicycle Poems da escritora Nikki Giovanni a partir das discussões sobre o feminismo negro.

Eu já fiz algumas traduções e continuo fazendo neste momento, no entanto, esta ainda é uma área muito nova pra mim (existe mais uma militância/vontade do que técnica e preparo, mas acho que é por aí que tudo começa). Tenho pesquisado bastante por conta própria e tenho encontrado inclusive propostas de uma 'tradução afrodiaspórica' que ao meu ver tem grande relação com as perspectivas decoloniais que este curso também propõe.

Gostei das apresentações e estou feliz com as trocas que este curso proporcionará! Até =) 

 

Em resposta à Desirée Francine dos Santos

Re: Apresentação

por Eleonora Frenkel Barretto -

Muito prazer, Desirée!!

Muito interessante seu trabalho. Certamente você poderá contribuir muito para este curso com seu conhecimento. Talvez você possa apresentar leituras dos poemas que está traduzindo e nos falar mais sobre esse trabalho. Espero que goste dos textos selecionados para discussão. 

Um abraço, Eleonora