Módulo 3 | Unidade 2

Sexualidade, Direitos e Educação

Esta Unidade discute a regulação da sexualidade por meio de normas jurídicas e das políticas do cuidado da saúde, principalmente em face da maternidade e da paternidade juvenil e das doenças sexualmente transmissíveis. Aprofundaremos a discussão da norma heterossexual como princípio que estrutura a vida afetiva das pessoas e sua entrada na sociedade, organizando o aprendizado de práticas e noções relativas às relações de gênero, à moralidade, ao sexo que é considerado “bom” e à homossexualidade como aquilo do qual é preciso se afastar. Analisaremos a produção do preconceito sexual e os modos como ele é consentido e também ensinado na escola.

Em contrapartida, a perspectiva dos Direitos Humanos tem servido como marco fundamental para o desenvolvimento da idéia de Direitos Sexuais, sendo estes relativos ao exercício e à livre expressão da sexualidade. Esta perspectiva será explicada para que, finalmente, possam ser analisadas as suas conseqüências no que diz respeito à sexualidade das/dos jovens.

Os conteúdos desta Unidade foram organizados em cinco textos: Sexualidade juvenil, direitos e diversidade sexual; Homofobia e heterossexismo; Direitos reprodutivos e direitos sexuais; Maternidade, paternidade, contracepção e DSTs (doenças sexualmente transmissíveis); e Abordagens educativas. Para encerrar a Unidade, acrescentamos um texto com ótimas dicas e sugestões de debates e de materiais para você utilizar com seus/suas aluno/as em sala de aula. Bom proveito!

À direita da tela, você encontra todo o material necessário para o estudo do tema desta Unidade:

  • Em primeiro lugar, clique em animação para ver o caso que envolve questões importantes para tal estudo.
  • Em seguida, leia os textos para poder compreender os fenômenos abordados no caso e em situações semelhantes.
  • Se desejar ou se for necessário, imprima o texto da animação e os textos para leitura.

Para encerrar, vá ao fórum participar do debate sobre o caso, tendo sempre em mente os conceitos estudados nos textos.

Para voltar à página anterior, feche esta janela.