PAPEIS DE USUÁRIOS

  

Quando uma turma no Moodle é aberta, o solicitante é inscrito na turma com o papel de "Coordenador". O papel de COORDENADOR possibilita inscrever novos usuários na turma com papeis como Coordenador de AVEA, Professor, Estudante, Tutor, Estagiário de Docência e outros. Cada usuário inscrito na turma recebe um papel, este que por sua vez lhe concede atribuições e privilégios.

O papel de PROFESSOR permite que o usuário inclua, altere e exclua atividades e recursos nas disciplinas no Moodle em que ministra. É possível enviar mensagens a todos os participantes, avaliar qualquer atividade, acessar qualquer tipo de relatório na disciplina e também postar notícias no fórum. O PROFESSOR tem permissão total no contexto da sala virtual.

No caso do papel de TUTOR, o usuário tem permissão para avaliar as atividades dos estudantes, enviar mensagens aos participantes e também pode postar notícias no fórum, isso nas disciplinas em que ele está inscrito como tutor. A diferença entre o papel de PROFESSOR e o de TUTOR é a de que o TUTOR não tem permissão para alterar configurações do curso, das atividades ou recursos utilizados, não podendo excluir nenhum recurso ou atividade.

O EDITOR no Moodle tem permissão para editar a página inicial da turma, acrescentando, editando e excluindo tópicos, recursos e atividades. O EDITOR não tem permissão para avaliar nenhum tipo de atividade ou verificar presença dos alunos, ou ainda, adicionar novos usuários.

Cabe salientar que somente o Coordenador, o Coordenador AVEA e o Professor possuem permissão para adicionar novos usuários na turma do Moodle. A exceção vale para o papel de Coordenador, que não pode ser atribuído a ninguém, é recebido apenas pelo solicitante da turma.

No vídeo abaixo, você verá como atribuir um papel a determinado usuário:

Última atualização: terça-feira, 29 set. 2020, 16:52