Fóruns gerais

Fórum Descrição Tópicos
Fórum de apresentação
Olá!

No Fórum de apresentação, você deverá se apresentar aos/a seus/suas colegas para que todos/as possam se conhecer.
5
Hora do Café

Este espaço é destinado à divulgação de sites, blogs, matérias de jornais e revistas relacionados ao curso de Gênero e Diversidade na Escola (GDE). 

10
Fórum de Notícias

Neste fórum publicaremos notícias relativas ao curso de Gênero e Diversidade na Escola, como horário presencial das tutoras a distância e presencial, cronograma de atividades... 

2

Fóruns para atividades de aprendizagem

Tópico Fórum Descrição Tópicos
Módulo 1 - Diversidade Fórum Diversidade

Reflita sobre os aspectos marcantes da diversidade e descreva o que você observou ou observa em seu cotidiano e como recorrentemente as pessoas se relacionam com as diferenças.

0
Fórum Atividade Polo Pouso Redondo

Atividade no polo

0
Unidade 1 - Gênero: um conceito importante para o conhecimento do mundo social Fórum para discussão do caso e dos textos

Como você usaria o exemplo citado no caso contado na animação para levar seus alunos e alunas a refletirem sobre assimetria de gênero, tal como definido nos textos?

  • Participe do Fórum escrevendo suas contribuições e acompanhando o que os/as colegas de turma estão discutindo sobre o assunto. ...
2
Unidade 2 - A importância dos movimentos sociais na luta contra as desigualdades de gênero Fórum para discussão do caso e dos textos

Depois que você assistiu o caso apresentado, como você responderia as seguintes questões: se a situação fosse inversa e a moça tivesse espancado o rapaz, seria violência de gênero? Neste caso de inversão, aqueles grupos usariam os mesmos argumentos para justificar a violência?

Com base nos ...

0
Unidade 3 - Gênero no cotidiano escolar Fórum para discussão do caso e dos textos

Como você pensa que os alunos e alunas da sua escola responderiam a um convite semelhante ao relatado no caso para participarem de grupos de dança, futebol e voleibol? Se você considera importante que meninos e meninas tenham experiências em todas essas atividades, como faria para incentivá-los a...

0
Unidade 1 - Sexualidade: dimensão conceitual, diversidade, discriminação Fórum para discussão do caso e dos textos

A preocupação do pai que exigia “provas” do “sexo” da goleira era apenas garantir um “jogo justo”? Que outras ansiedades e pânicos a ambigüidade introduzida pela habilidade da menina para o esporte provoca? Pense no que vai acontecer mais tarde tanto na casa quanto na escola, a partir da ...

0
Unidade 2 - Sexualidade, Direitos e Educação Fórum para discussão do caso e dos textos

Que percepções acerca das pessoas vivendo com HIV/Aids são evidentes tanto nas falas das/dos pacientes quanto das/dos profissionais interrogados? Considerando as "Diretrizes para reflexão" e os conteúdos trabalhados nesta Unidade, em que grau essas percepções são baseadas em fatos comprovados e ...

0
Unidade 3 - Sexualidade no cotidiano escolar Fórum para discussão do caso e dos textos

É direito das crianças, adolescentes e jovens receberem educação sexual? Fundamente sua resposta em argumentos dos textos, em princípios éticos e no marco jurídico vigente no Brasil.

Os grupos e pessoas que têm opinião contrária à sua, o que argumentam?

Como você conduziria uma educação sexual ...

0
Unidade 1 - Construção Histórica do Racismo Fórum para discussão do caso e dos textos

A prática de elevador de “serviço”, o qual, muitas vezes é, na verdade, destinado para “pretos e pobres”, denota que relações entre raça e classe? Que tipo de juízo está por trás de atitudes racistas?

A lógica do “você sabe com quem está falando?” implícita na postura da agredida permite ...

0
Unidade 2 - Desigualdade Racial Fórum para discussão do caso e dos textos

Como você analisaria a relação entre os fatores “mérito” e “pertencimento racial” na carreira do João? Procure explicar como a noção de racismo institucional se aplica à situação descrita.

Como você relacionaria estereótipo, preconceito e discriminação na noção de “perfil” utilizada pelos donos ...

0
Unidade 3 - Igualdade étnico-racial também se aprende na escola Fórum para discussão do caso e dos textos

Do ponto de vista da física, as cores são freqüências de ondas de luz e a diferença entre elas pode ser traduzida em dados numéricos. Neste caso, não há “significado”. Os significados atribuídos às coisas do mundo, pelo contrário, são produtos da história das línguas e das sociedades que falam ...

0
Módulo 5 - Avaliação Orientação com o/a professor/a

0