Fóruns gerais
Fórum | Descrição | Tópicos |
---|---|---|
Fórum de apresentação | Olá! No Fórum de apresentação, você deverá se apresentar aos/a seus/suas colegas para que todos/as possam se conhecer. |
5 |
Hora do Café | Este espaço é destinado à divulgação de sites, blogs, matérias de jornais e revistas relacionados ao curso de Gênero e Diversidade na Escola (GDE). |
10 |
Fórum de Notícias | Neste fórum publicaremos notícias relativas ao curso de Gênero e Diversidade na Escola, como horário presencial das tutoras a distância e presencial, cronograma de atividades... |
2 |
Fóruns para atividades de aprendizagem
Tópico | Fórum | Descrição | Tópicos |
---|---|---|---|
Módulo 1 - Diversidade | Fórum Diversidade | Reflita sobre os aspectos marcantes da diversidade e descreva o que você observou ou observa em seu cotidiano e como recorrentemente as pessoas se relacionam com as diferenças. |
0 |
Fórum Atividade Polo Pouso Redondo | Atividade no polo |
0 | |
Unidade 1 - Gênero: um conceito importante para o conhecimento do mundo social | Fórum para discussão do caso e dos textos | Como você usaria o exemplo citado no caso contado na animação para levar seus alunos e alunas a refletirem sobre assimetria de gênero, tal como definido nos textos?
|
2 |
Unidade 2 - A importância dos movimentos sociais na luta contra as desigualdades de gênero | Fórum para discussão do caso e dos textos | Depois que você assistiu o caso apresentado, como você responderia as seguintes questões: se a situação fosse inversa e a moça tivesse espancado o rapaz, seria violência de gênero? Neste caso de inversão, aqueles grupos usariam os mesmos argumentos para justificar a violência? Com base nos ... |
0 |
Unidade 3 - Gênero no cotidiano escolar | Fórum para discussão do caso e dos textos | Como |
0 |
Unidade 1 - Sexualidade: dimensão conceitual, diversidade, discriminação | Fórum para discussão do caso e dos textos | A preocupação do pai que exigia “provas” do “sexo” da goleira era apenas garantir um “jogo justo”? Que outras ansiedades e pânicos a ambigüidade introduzida pela habilidade da menina para o esporte provoca? Pense no que vai acontecer mais tarde tanto na casa quanto na escola, a partir da ... |
0 |
Unidade 2 - Sexualidade, Direitos e Educação | Fórum para discussão do caso e dos textos | Que percepções acerca das pessoas vivendo com HIV/Aids são evidentes tanto nas falas das/dos pacientes quanto das/dos profissionais interrogados? Considerando as "Diretrizes para reflexão" e os conteúdos trabalhados nesta Unidade, em que grau essas percepções são baseadas em fatos comprovados e ... |
0 |
Unidade 3 - Sexualidade no cotidiano escolar | Fórum para discussão do caso e dos textos | É direito das crianças, adolescentes e jovens receberem educação sexual? Fundamente sua resposta em argumentos dos textos, em princípios éticos e no marco jurídico vigente no Brasil. Os grupos e pessoas que têm opinião contrária à sua, o que argumentam? Como você conduziria uma educação sexual ... |
0 |
Unidade 1 - Construção Histórica do Racismo | Fórum para discussão do caso e dos textos | A prática de elevador de “serviço”, o qual, muitas vezes é, na verdade, destinado para “pretos e pobres”, denota que relações entre raça e classe? Que tipo de juízo está por trás de atitudes racistas? A lógica do “você sabe com quem está falando?” implícita na postura da agredida permite ... |
0 |
Unidade 2 - Desigualdade Racial | Fórum para discussão do caso e dos textos | Como você analisaria a relação entre os fatores “mérito” e “pertencimento racial” na carreira do João? Procure explicar como a noção de racismo institucional se aplica à situação descrita. Como você relacionaria estereótipo, preconceito e discriminação na noção de “perfil” utilizada pelos donos ... |
0 |
Unidade 3 - Igualdade étnico-racial também se aprende na escola | Fórum para discussão do caso e dos textos | Do ponto de vista da física, as cores são freqüências de ondas de luz e a diferença entre elas pode ser traduzida em dados numéricos. Neste caso, não há “significado”. Os significados atribuídos às coisas do mundo, pelo contrário, são produtos da história das línguas e das sociedades que falam ... |
0 |
Módulo 5 - Avaliação | Orientação com o/a professor/a | 0 |