Avisos

6º Encontro do Colóquio na segunda!

6º Encontro do Colóquio na segunda!

por Evelin Luana Lima Neves -
Número de respostas: 0

Prezades, bom dia!

Com alegria, convidamos para o próximo encontro do Colóquio, que ocorrerá na segunda-feira, dia 29, às 19h no canal do YouTube do IEG.

O tema é “Infâncias e adolescências entre direitos e violações” e o encontro será mediado pela 

professora Márcia Buss-Simão, docente do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN/UFSC) e pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC). Doutora em Educação pela UFSC, Márcia também é mestre em Educação e graduada em Educação Física. Suas pesquisas integram a linha Educação e Infância, com foco nas relações sociais, corpo e infância em contextos de educação infantil. É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC) e atua na coordenação do GT 07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos da ANPEd.

A sessão reunirá três trabalhos de pesquisa. A primeira apresentação, de Lígia Antunes de Siqueira, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), apresenta “As crianças e suas relações no cotidiano de uma instituição de educação infantil”. A pesquisa etnográfica investiga como crianças reproduzem violências de gênero em suas interações, problematizando a postura adultocêntrica na produção de conhecimento e propondo uma abordagem que reconheça as crianças como sujeitos ativos na construção de saberes.

Em seguida, Vanessa Marques de Oliveira, mestranda em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), discute “Punição e Ressocialização de adolescentes: medidas socioeducativas em Santa Catarina (2000-2007)”. O estudo investiga como o Judiciário brasileiro aplicou medidas socioeducativas na década de 1990, destacando a tensão entre os princípios da Doutrina da Proteção Integral e a permanência de práticas repressivas herdadas do paradigma menorista.

Encerrando a sessão, Hélder Pires Amâncio, doutor e mestre em Antropologia Social pela UFSC, compartilha o estudo “Da Casa à Escola e Vice-Versa: Experiências de Início Escolar de Crianças em Maputo”. A pesquisa, realizada com crianças de seis anos em uma escola pública do bairro Infulene, em Moçambique, analisa as percepções infantis sobre a escola, destacando como esse espaço se torna lugar de encontros, aprendizagens e sociabilidade, para além das exigências curriculares.

Não se esqueçam de se inscrever!