Programação

  • Curso de Planejamento em Permacultura

    Plano de Ensino

    O que é permacultura

    Ecologia

    Princípios éticos e princípios de planejamento

    Padrões Naturais

    Leitura da paisagem

    Metodologia de planejamento

    Solos

    Ecologia Cultivada

    Arquitetura Apropriada

    Água

    Energia

    Planejamento para eventos extremos

    Estruturas Invisíveis

    Forma de exposição dos conteúdos

    Os conteúdos estão expostos através de videoaulas montadas pela equipe do projeto Terra Permanente, do Núcleo de Permacultura da UFSC, juntamente com vídeos e textos.

    Observação: Alguns materiais estão no formato PDF, para visualizá-los é necessário leitor de arquivos em formato PDF. No caso de estar usando sistema operacional Windows Neste link você poderá fazer o download de um leitor, caso ainda não tenha.

     

  • Atividades Módulo 1

    Objetivo

    Entender o conceito de Permacultura, Ecologia e Comunicação-Não-Violenta

  • Atividades Módulo 2

  • 1ª semana - O que é Permacultura?

    Objetivo

    Entender o conceito de Permacultura e conhecer seu histórico.

    Assista

    Leia

    Permacultura - a revolução permanente

    Material Complementar

    Leia este texto e assista os videos a seguir:

  • 1ª semana - Princípios da Permacultura

    Objetivo

    Conhecer os princípios éticos e de planejamento da permacultura.

    Leia

    • Princípios da Permacultura - Artigo elaborado a partir do TCC "A permacultura como dispositivo de ressignificação do espaço geográfico" de Leticia dos Santos

    Assista

    Assista Introdução à permacultura entre 2m45s e 13m19s

    Material Complementar

    Atividade

  • 2ª semana - Ecologia

    Objetivo

    Entender como se dão as interações ecológicas.

    Assista

    Leia

    Capítulo 03 (Bases Ecológicas da Permacultura) do Livro "Permacultura, uma experiência cubana". Páginas 31 a 37 da publicação (impressa), ou 32 a 38 do PDF (anexo).

    Material Complementar

    Acione a legenda em português para assistir o filme a seguir:

    Atividade

  • 2ª semana - Padrões Naturais

    Leia

    • Introdução à permacultura - Capítulo 3 - Compreendendo Padrões - páginas 85 a 90 da publicação (impressa) ou 79 a 84 do PDF(anexo).

    Assista

    Material complementar

    Atividade

  • 3ª semana - Leitura da Paisagem

    Objetivo

    Entender a interação entre os elementos disponíveis na paisagem para poder trabalhar em conjunto e a favor das forças naturais.

    Leia

    Introdução à permacultura - Capítulo 2 - O design de sítio em grande escala (páginas 48 a 84 da publicação ou 44 a 78 do PDF)

    Assista

    Assista os vídeos abaixo:



    Material complementar

    Atividade


    Prepare o material a seguir para a aula de solos, que acontecerá em duas semanas. E clique abaixo para realizar a atividade da aula de Leitura da Paisagem.
    Colete amostras de solos de sua propriedade para poder compará-las. Assim, colete uma amostra superficial e outra mais profunda (pelo menos uns 20 cm de profundidade abaixo da anterior) de cada diferente ambiente em sua propriedade de estudo. Por exemplo:

    • Uma do topo de algum morro ou região mais alta e plana do terreno ou próxima;
    • Outras do meio de morro (região inclinada);
    • Outras da base do morro (região plana) ou várzea.

    Se sua área for totalmente plana, colete amostras na sua paisagem e procure por elevações próximas (mesmo que ultrapasse os limites da propriedade) para coletar outras e então compará-las.

  • 3ª semana - Método de planejamento

    Objetivos

    • Compreender o que são setores, identificá-los na paisagem e entender sua importância dentro do planejamento permacultural.
    • Entender o que são as zonas energéticas da permacultura, saber qual a disposição e função de cada uma delas, conforme o terreno e interesses. Identificar sua aplicação na propriedade de estudos.

    Leia

    Assista

    Método de planejamento

    Material complementar

    Rever o trecho 13min21s até 42min, onde é abordado o tema "Métodos de Design" no documentário abaixo.

    • E mais materiais complementares na playlist a seguir: 

    Atividade

  • 4ª semana - Solos

    Objetivo

    Provocar uma reflexão acerca da importância dos solos e seus diversos usos, através da apresentação dos processos de formação de solos e seus horizontes, bem como diferentes tipos de solos e seus ambientes de formação.

    Assista

    Leia

    Material complementar

    Acione a legenda em português para assistir o filme a seguir:

    Atividade

  • 4ª semana - Ecologia Cultivada

    Objetivos

    • Refletir acerca da origem e variedade dos alimentos consumidos mundialmente e no Brasil.
    • Conhecer os conceitos de Agroecologia e algumas de suas técnicas e linhas: (Ecoagricultura, SAFs, Voisin) Agricultura orgânica, Agricultura biológica, Agricultura Biodinâmica e Agricultura Natural.  Entender onde a Permacultura se insere dentro desses conceitos e onde esses conceitos se inserem na permacultura.
    • Conhecer as técnicas apropriadas de ecologia cultivada para cada uma das zonas energéticas da permacultura.
    • Conhecer o que são SAF (Sistemas Agroflorestais).
    • Saber o que são Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). A diversidade de alimentos que podemos consumir e a importância dessa diversidade para os seres humanos e para a agricultura. Conhecer exemplos de PANC, suas formas de cultivo, beneficiamento e consumo.

    Assista



    Material complementar

    Sugestão de leitura: Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs): uma Riqueza Negligenciada

    No correr das águas: Agroflorestas

    Atividade

  • 5ª Semana - Água

    Objetivos

    • Refletir criticamente sobre o uso das águas, enfatizando como os princípios e as técnicas usadas na permacultura contribuem no processo de conscientização e uso prático das águas na propriedade.
    • Conhecer técnicas de captação, usos e tratamento de águas que estejam de acordo com os princípios permaculturais.

    Assista

    Leia

    Introdução à permacultura - Capítulo 2.6 - Água (páginas 72 a 77 da publicação ou 66 a 71 do PDF)

    Material complementar

    Valas de infiltração em curva de nível ou Swales

    Técnicas de reciclagem e reutilização da água

    Leia também: Humus Sapiens - sanitário compostável (IPEC)

  • 5ª semana: Energia

    Objetivos

    • Reconhecer os tipos de energias na paisagem e seu grau de predominância (Sol, biomassa, vento, água, gravidade, minerais);
    • Conhecer tecnologias criativas e apropriadas voltadas ao aproveitamento do fluxos de energia no sistema de manejo.

    Assista

    Material complementar

    Atividade

  • 6ª semana - Arquitetura Apropriada

    Objetivos

    • Refletir sobre a autonomia social e filosofia da bioconstrução;
    • Conhecer e enfatizar a observação das condições naturais do local a ser construído, objetivando utilizar o máximo de energia proporcionada (setores);
    • Conhecer diferentes técnicas de bioconstrução e saber identificar as que melhor se adaptam ao contexto do local.

    Assista

    Material complementar

    Livro: Curso de Bioconstrução

    Atividade

  • 6ª semana- Estruturas Invisíveis

    Objetivos

    • Tornar visíveis as estruturas sociais invisíveis.
    • Refletir sobre as relações sociais locais.
    • Refletir sobre o empoderamento da comunidade local.

    Assista

    Material complementar

  • 7ª e 8ª semanas: Projeto final de planejamento permacultural

    O projeto final será realizado na sua área de trabalho, escolhida antes de iniciar o curso e para a qual você tem destinado olhares para as atividades de avaliação do curso até aqui. Lembre-se de levar em consideração o número de pessoas que serão envolvidas no projeto.

    Para auxiliar no projeto final, lembre-se que será preciso apresentar o planejamento para autossuficiência, segurança alimentar, hídrica e energética, no curto, médio e longo prazo. Deverão ser quantificados os processos para este planejamento. Caso seja necessária, deve ser prevista a segurança financeira para alcançar a autossuficiência.


    O que apresentar?

    Deverá ser apresentado tanto o relatório final segundo o modelo disponível logo abaixo, quanto os produtos gráficos que incluem mapas coom setores, zonas energéticas e elementos propostos para a sua paisagem de planejamento. Sugere-se fazer um mapa para cada tema, ou seja, um para Setores, outro para zonas energéticas e outro para os elementos a serem inseridos no projeto. Caso opte, os 3 temas poderão ser apresentados no mesmo mapa, porém sem que um comprometa o entendimento do outro, ouseja, que não haja poluição visual.

    • Leitura da paisagem;
    • Setores na propriedade;
    • Zonas energéticas;
    • Elementos em conexão (nas zonas e entre zonas);
    • Análise de elementos quantificada (cada elemento).

    Abaixo vão alguns links para exemplos de projeto final e dicas de planejamento permacultural:

    Use os modelos  ou para a redação de seu projeto final de permacultura.