Programação

  • 1. Acesso e Configuração de uma Disciplina

    Prezad@ cursista, olá!

    Você já conhece e/ou utilizou o MOODLE?

    Uma das vantagens do MOODLE, assim como acontece nas redes sociais, é possibilitar o encontro e a interação entre pessoas de diferentes regiões geográficas e de diferentes áreas do conhecimento. Neste espaço, temos em comum o objetivo de conhecer o MOODLE e algumas de suas potencialidades. Além deste ponto, podemos ter outros interesses e afinidades. Será? 

    Objetivos:
    • Compreender a ferramenta Moodle, seus espaços e conceitos
    • Obter uma visão geral dos conceitos: tópicos, perfil, espaço do professor e salas/disciplinas

    (TRADUÇÃO PARA LIBRAS)

  • 2. Métodos de Inscrição, Agrupamento de Turmas e Envio de Mensagens

    Prezado(a) cursist@,

    Uma das primeiras coisas que buscamos quando criamos uma sala no MOODLE é: como eu coloco outras pessoas aqui? Seja pra te ajudar com a disciplina, seja para participar como ouvinte ou mesmo estudante. Esta é uma tarefa relativamente simples, mas com detalhes importantes de serem vistos. Faremos isso neste tópico.

    Ainda, dentre todas as atividades e recursos do Moodle, a criação de grupos é muito procurada pelos professores. Este recurso é muito útil em diversas atividades de uma disciplina e, portanto, vamos aborda-la neste tópico.  Também vamos conversar um pouco sobre o agrupamento de turmas, quais são as possibilidades pedagógicas: desafios, vantagens e desvantagens.

    Além dos grupos, um outro aspecto importante no Moodle é a possibilidade de adicionar restrições às atividades, por exemplo, evitar que uma tarefa seja acessada antes de uma determinada data ou que esta tarefa só possa ser acessada caso o aluno tenha concluído outra atividade. Veremos que existem muitas possibilidades e elas são fáceis de usar. Vejamos se vocês gostam!

    Por último, vamos falar sobre o envio de mensagens individuais ou em grupo. Mensagens como as de email e não como um fórum, pois trabalharemos o fórum no próximo tópico.

    Ao final deste tópico, temos uma atividade avaliativa. Lembre-se do prazo!

    É isso aí. Vamos lá e bons estudos! (TRADUÇÃO PARA LIBRAS)

  • 3. Recursos e Atividades

    Prezado(a) cursist@,

    Este tópico vem sendo discutido ao longo do nosso curso, nas aulas presenciais. Fizemos isso, pois são muitas opções de atividades e recursos. Então, optamos por colocar alguns recursos online e outros nas nossas aulas, elas são complementares.

    Olha os principais assuntos que trataremos nesse tópico 'Atividades e Recursos':

      • Apresentação geral dos tipos de recursos
      • Apresentação geral dos tipos de atividades
      • Apresentação da Atividade TAREFA
      • Apresentação da Atividade FÓRUM
    Objetivos:
    • Apresentar uma visão geral das atividades propostas até o momento;
    • Esclarecer dúvidas pontuais com relação ao uso/organização de fóruns e tarefas. (TRADUÇÃO PARA LIBRAS)
  • 4. Livro de Notas e Exportação para o CAGR

    Prezado(a) cursist@,

    Este é nosso último tópico e nele vamos abordar as notas. Dentre os aspectos de notas que vamos apresentar estão: configuração do livro de notas, criação de categorias, criação de itens de nota, média aritmética, média ponderada, lançamento de notas e transposição ao CAGR.

    Não percam os vídeos relacionados a este tópico, pois ao criarmos as notas em uma sala, ela não é transportada para uma próxima. Portanto, todo semestre teremos que refazer as nossas configurações. Espero que aproveitem!

    Objetivos:
    • Compreender as formas e lugares de lançamento de notas
    • Configurar livro de notas, com pesos e categorias
    • Compreender o conceito de atividade avaliativa e itens de nota

    (TRADUÇÃO PARA LIBRAS)

     

  • Pesquisa de Satisfação