Programação
-
Seja mooito bem vindo!
Neste espaço, compartilharemos alguns tópicos que iniciarão seu entendimento sobre a configuração de uma disciplina ou curso no Moodle.
O nosso conteúdo programático está logo aqui embaixo. Esperamos mostrar recursos que o tornem capaz de montar sua própria sala de aula virtual.
Ao final de cada tópico, sinta-se à vontade para usar o fórum tira-dúvidas e esclarecer aquilo que não compreendeu muito bem.
Vamos começar?
-
Moodle é um acrônimo para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, ou seja: ambiente modular de aprendizagem dinâmica orientada a objetos.
É uma plataforma de ensino e aprendizagem a distância de código aberto, utilizada por instituições renomadas como Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Estadual de Nova York, Microsoft e Open University.
Com mais de 10 anos de desenvolvimento, o Moodle oferece um conjunto de ferramentas centradas no aluno e ambientes de aprendizagem colaborativa.
Como é disponibilizado na Web, pode ser acessado de qualquer lugar do mundo. O conteúdo da plataforma é acessível por meio de uma interface padrão compatível entre navegadores e com dispositivos móveis.
Moodle. Disponível em: https://docs.moodle.org/39/en/About_Moodle, acesso em 23 de junho 2020.
-
Ver Criar entradas: 1
-
-
Neste tópico, você encontrará instruções de acesso e criação de seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no Moodle da UFSC.
O AVA é um espaço eletrônico construído para permitir a veiculação e interação de conhecimentos e usuários, como uma sala de aula virtual. Tem como características: gerenciamento de integrantes, relatório de acessos e atividades, promoção da interação entre os participantes e publicação de conteúdos (BARROS; CARVALHO, 2011).
A UFSC disponibiliza três tipos de acesso ao Moodle:
- Moodle Presencial: para apoio aos cursos presenciais;
- Moodle EaD: para apoio aos cursos a distância;
- Moodle Grupos: apoio a grupos ou atividades administrativas, de pesquisa e ensino.
Clique nas páginas abaixo para obter mais informações.
-
Para disponibilizar objetos de aprendizagem, o professor poderá selecionar diversos "Recursos".
-
"Atividades" são ferramentas que permitem que o docente solicite ao aluno a realização de um trabalho e possibilitam também a interação entre os participantes.
-
Algumas configurações e ferramentas do Moodle oferecerão suporte à prática docente.
-
-
Agrupamento de turmas
-
-
-
Estamos terminando o nosso conteúdo.
Esperamos encontrá-lo mais vezes e, quem sabe, participar de um curso virtual no Moodle editado por você!
-
Há cinco eras geológicas distintas: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.
Vamos começar com leitura do arquivo "Guia de Estudos de Geociências", do Professor Adail Ricardo Leister Gonçalves.
Em seguida, você conhecerá um pouco mais sobre cada era.