O objetivo é discutir estratégias para lidar com política e tópicos sociológicos fazendo uso de literatura (ficção); auxiliar, assim, tanto professores de línguas quanto professores de sociologia a integrar duas abordagens com vistas ao incentivo à leitura e a uma melhoria do nível de abstração da própria leitura.

Ministrante: Peterson Silva (Escritor e mestrando Sociologia Política UFSC)
Carga Horária: 20 hs. (4 encontros de 2,5 hs/aula + 10 hs online)

Ementa: Circulação de ideias em um debate que antecede a leitura. Leitura do mundo como anterior à leitura do livro. Desconstrução da linguagem e análise de discurso como formas de ampliar as possibilidades de leitura. Aplicação de conceitos teóricos e conhecimento científico como critérios racionais do debate.

Metodologia online: Como trabalho à distância cada participante do curso deve escolher uma ficção a partir da qual produzir um projeto de leitura. A discussão não só entre ministrante e participante, mas também entre participantes, enriquecerá as possibilidades de trabalho e favorecerá uma proliferação de novas ideias para os mais variados desafios pedagógicos. O projeto produzido (independente de sua execução) será utilizado como componente avaliativo dos participantes do programa. Utilização da plataforma Moodle.

Bibliografia:

HADDACK-LOBO, Rafael. A Desconstrução. 2014. Disponível em: .
DOIREANN, O’Connor. A Pedagogy of Freedom: Why Primary School Teachers Should Embrace Educational Emancipation. 2012. Disponível em: .

Avaliação: Projeto de trabalho sociológico / político a partir de obra de ficção.