Módulo 4 | Unidade 3

Igualdade étnico-racial também se aprende na escola

A experiência de ser descriminado/a vai produzindo marcas na pele, na vida. Desde muito pequenas, crianças negras, indígenas ou aquelas marcadas por estigmas relacionados às suas regiões ou países de origem ou às suas religiões experimentam a rejeição ao seu corpo, ao modo de se vestirem ou de falar quando são pouco acariciadas ou cuidadas, quando não recebem ou mesmo ouvem as palavras dedicadas à colega que está sentada ao seu lado: “Linda! Que cabelo ‘bom’, lisinho...”, ou quando são ridicularizadas pelo sotaque, ou ao aparecerem com roupas brancas na escola e há o silêncio das/os professoras/es diante da piadinha e dos risos dos colegas: “Veio direto da macumba?”. Estas cenas, repetidas vezes, em diferentes versões (na imagem do capataz açoitando o escravo fujão; do “índio” trocando terras por espelho; da beleza branca tanto dos contos de fadas como das telenovelas) vão produzindo um sentimento de inadequação, de não-pertencimento àquele mundo escolar.

Nesse contexto, pais, mães, irmãs, irmãos, tios/as, educadores/as e tantos outros indivíduos e grupos organizaram-se em instituições para denunciar as desigualdades étnico-raciais e as situações explícitas de discriminação na escola, desenvolvendo estratégias de fortalecimento da auto-estima daqueles/as que lhes são caros/as, narrando histórias das aldeias, dos quilombos e das roças; trançando belezas; preservando cantigas e brincadeiras; reinventando brinquedos, como as bonecas negras. Além destas ações, colocou-se o desafio: como fortalecer a auto-estima aqui e deixar que continue sendo enfraquecida ali? Foram muitas pesquisas, atividades, projetos e conquistas para a identificação dos mecanismos de difusão de preconceitos e estereótipos nos espaços escolar e extra-escolar e para determinar quais seriam as bases de uma educação que valorizasse a diversidade étnico-racial. Neste curso, partilharemos alguns desses caminhos com você.

À direita da tela, você encontra todo o material necessário para o estudo do tema desta Unidade:

  • Em primeiro lugar, clique em animação para ver o caso que envolve questões importantes para tal estudo.
  • Em seguida, leia os textos para poder compreender os fenômenos abordados no caso e em situações semelhantes.
  • Se desejar ou se for necessário, imprima o texto da animação e os textos para leitura.

Para encerrar, vá ao fórum participar do debate sobre o caso, tendo sempre em mente os conceitos estudados nos textos.

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