Módulo 4 | Unidade 1

Construção Histórica do Racismo

Esta Unidade será desenvolvida através de quatro textos. No primeiro deles – "Etnocentrismo, racismo e preconceito" –, começaremos pela discussão das idéias e dos contextos que têm sido hostis à diversidade étnico-racial. Isto é importante porque a maioria dessas idéias faz parte de nosso próprio repertório e elas estão profundamente naturalizadas em nós, na nossa linguagem e nas imagens mentais a partir das quais pensamos. Com este intuito, faremos uma travessia longa, mas de forma rápida, pela história do Ocidente e da sua relação com os “diferentes”, assim como pela história das idéias produzidas por tal relação. Veremos que o nosso percurso faz uma curva, mas sem fechar um círculo perfeito.

No texto "Ideologias do Estado nacional", partiremos de um período de afirmação de diferenças absolutas entre os povos e os indivíduos que serviu de argumento para afirmar o direito de uns sobre a falta de direitos de outros. Em seguida, passaremos pela época em que foi afirmada a inexistência de qualquer diferença relevante entre as pessoas, todos tomados como indivíduos humanos, detentores, por isso, dos mesmos direitos. Ao final, chegaremos a uma nova fase, na qual foram reconhecidas as diferenças visando a igualar direitos, mas as diferenças já não sendo pensadas como absolutas.

Em “João de Páscoa: um índio Pankararu”, você conhecerá a história de um índio, que servirá de base para os temas do último texto – "O reconhecimento da diversidade étnico-racial", o qual nos leva a refletir que, para fazer valer o direito igual para todos, foi preciso abandonar a ficção de que todos são iguais, a fim de reconhecer suas necessidades e expectativas históricas, culturais e sociais diferenciadas.

Mas será que isto tudo não é apenas História? O que tão distantes e abstratas questões têm a ver com o nosso cotidiano escolar?

À direita da tela, você encontra todo o material necessário para o estudo do tema desta Unidade:

  • Em primeiro lugar, clique em animação para ver o caso que envolve questões importantes para tal estudo.
  • Em seguida, leia os textos para poder compreender os fenômenos abordados no caso e em situações semelhantes.
  • Se desejar ou se for necessário, imprima o texto da animação e os textos para leitura.

Para encerrar, vá ao fórum participar do debate sobre o caso, tendo sempre em mente os conceitos estudados nos textos.

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