Módulo 2 | Unidade 3

Gênero no cotidiano escolar

Diferentes instituições e práticas sociais são perpassadas pela maneira como ao longo da história as categorias sociais de feminino e masculino foram conceituadas. A forma como se encontram organizadas as relações de gênero em diferentes contextos e como as representações e os significados atribuídos às diferenças corporais, aos comportamentos e aos modos de apresentação de si mesmos de homens e mulheres constituem as instituições sociais.

A escola e a família são exemplos de instituições sociais construídas pelas relações de gênero.
A escola fabrica a um só tempo os sujeitos (estudantes, professoras e professores, diretores, diretoras etc.) que a freqüentam e é, ela própria, produzida por eles no que se refere ao conjunto de representações de gênero e étnico-raciais. A escola é, portanto, um espaço em que representações e significados acerca do masculino e do feminino, enquanto formas de classificação social, se constroem, se reproduzem, são aprendidas e ensinadas. Ela é também uma instituição que é legitimada, de diferentes maneiras, pelas construções de gênero e por aquelas que se referem, por exemplo, à orientação sexual, às questões geracionais e de classe social.

A ocupação de seus espaços físicos, os relacionamentos entre estudantes e entre estudantes e docentes, os procedimentos de ensino e as estratégias de avaliação expressam as noções de masculino e feminino como se fossem naturais e inscritas nos corpos de meninos e meninas. 

Esta Unidade traz para você uma boa oportunidade de se questionar sobre alguns pontos daquilo que ninguém conhece e organiza tão bem quanto você mesmo: a sua prática pedagógica cotidiana.

À direita da tela, você encontra todo o material necessário para o estudo do tema desta Unidade:

  • Em primeiro lugar, clique em animação para ver o caso que envolve questões importantes para tal estudo.
  • Em seguida, leia os textos para poder compreender os fenômenos abordados no caso e em situações semelhantes.
  • Se desejar ou se for necessário, imprima o texto da animação e os textos para leitura.

Para encerrar, vá ao fórum participar do debate sobre o caso, tendo sempre em mente os conceitos estudados nos textos.

Para voltar à página anterior, feche esta janela.