Daquilo que vimos refletindo até aqui, fica evidente que a escola é instituição-parte da sociedade e por isso não poderia se isentar dos benefícios ou das mazelas produzidos por essa mesma sociedade. A escola é, portanto, influenciada pelos modos de pensar e de se relacionar da/na sociedade, ao mesmo tempo em que os influencia, contribuindo para suas transformações. Ao identificarmos o cenário de discriminações e preconceitos, vemos no espaço da escola as possibilidades de particular contribuição para alteração desse processo. A escola, por seus propósitos, pela obrigatoriedade legal e por abrigar distintas diversidades (de origem, de gênero, sexual, étnico-racial, cultural etc), torna-se responsável – juntamente com estudantes, familiares, comunidade, organizações governamentais e não governamentais – por construir caminhos para a eliminação de preconceitos e de práticas discriminatórias. educar para a valorização da diversidade não é, portanto, tarefa apenas daqueles/as que fazem parte do cotidiano da escola; é responsabilidade de toda a sociedade e do Estado.
E, assim, chegamos ao fim do primeiro módulo deste curso, que procurou entrecruzar as temáticas de gênero, sexualidade e orientação sexual, etnia/raça, e mostrou a necessidade de estudos específicos para facilitar a abordagem dos problemas e dos desafios a serem vencidos, assim como para mostrar os avanços relativos às questões que envolvem tais temáticas.
Os próximos módulos priorizarão as temáticas de gênero, sexualidade e orientação sexual e raça/etnia por reconhecer a dívida histórica na abordagem desses temas no ambiente escolar. Por meio desses estudos iniciais, você já notou que há muitas discriminações e que muitos são os aspectos que merecem atenção especial.
É importante frisar que, ao longo do curso, suas experiências como indivíduo e como educador e educadora estarão presentes o tempo todo: sua história, suas percepções, seus receios, seus sentimentos, seus conhecimentos, suas práticas. A metodologia adotada nesse curso pretende oferecer maiores subsídios para que, em diferentes situações, você possa se valer de sua experiência e de novos conhecimentos, contando que estes o/a ajudem a resolver situações de conflito e também que o estimulem a propor novos olhares e ações, a partir da diversidade de gênero, sexualidade e raça/etnia no ambiente escolar.
À direita da tela você encontra alguns materiais úteis para complementar seus estudos sobre Diversidade:
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