Fórum geral do projeto Educação Escolar e Cultura Maker

Atividade assíncrona

Re: Atividade assíncrona

por Arlene Docilio da Silva -
Número de respostas: 0

Olá, boa noite.

Quanto material para se fazer uma leitura ampla e trilhar dentro da cultura maker. Dei uma lida nesse material onde fala da Análise da crescente influência da Cultura Maker na Educação.

E me chamou a atenção para as 10 competências identificadas por Thomas Maker dentro da abordagem da cultura maker, onde ao se envolver, o aluno é capaz de desenvolvê-las.

São elas:

  1. conhecimento
  2. pensamento científico, crítico e criativo
  3. repertório cultural
  4. comunicação
  5. cultura digital
  6. trabalho e projeto de vida
  7. argumentação
  8. autoconhecimento e autocuidado
  9. empatia
  10. responsabilidade e cidadania

Em nossos encontros, chegamos a discutir o quanto nossos alunos teriam um desenvolvimento positivo em termos de responsabilidades, de ter foco, ter objetivo no que ele quer para seu futuro. Analisando as competências acima, podemos constatar que eles podem ir além, se desenvolver no todo, desde um cuidado pessoal a um cuidado com o outro, com o mundo, sendo proativos e consequentemente obtendo um desenvolvimento pessoal de sucesso. Isso é um sonho, para nós professores com nossos alunos.

Porém, segundo a Revista, há uma carência de estudos sobre como avaliar o desempenho dos alunos nas atividades makers. Assunto que também discutimos nos encontros, a avaliação. E ainda a falta de estudos para analisar como as competências são contempladas ao se atrelar a atividade maker ao currículo escolar, isso dentro do contexto educacional brasileiro. 

Fazer essa ponte entre atividades makers e currículo escolar é uma peça chave para todo o desenvolvimento da cultura maker dentro das unidades escolares. É um trabalho que inicialmente irá contemplar uma pequena parcela da comunidade escolar e dependendo dos resultados poderá abranger um número maior de docentes e discentes. Proporcionando uma transformação de grande impacto no perfil de nossos estudantes e consequentemente da nossa sociedade.

Seria isso, peço desculpa pela demora do envio e também se me desviei na linha de raciocínio em algum momento. 

 

 

PAULA, B. B. de; MARTINS, C. B.; OLIVEIRA, T. Análise da crescente influência da Cultura Maker na Educação: Revisão Sistemática da Literatura no Brasil. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v.7, e134921, 2021