Apresentar as principais funcionalidades do Sigpex – módulo pesquisa, sob a perspectiva dos seguintes usuários: coordenação de projeto, coordenação de pesquisa, chefia de departamento e direção de centro.

- Módulo 1 – Apresentando o Sigpex, módulo pesquisa: principais tópicos sobre acesso, coordenação de projeto, participantes, carga horária, perfis de aprovação, entre outros.
- Módulo 2 – Registrando o projeto: explicação sobre os itens de preenchimento do formulário, com detalhamento para situações específicas relacionadas à: remuneração, lotação, PAAD (Planejamento e Acompanhamento de Atividades Docentes), status dos projetos, entre outros.
- Módulo 3 – Aprovando o projeto e as participações: procedimento de aprovação do projeto, da coordenação e dos participantes.
- Módulo 4 – Ativando o projeto: orientação sobre o início efetivo, prazos e cancelamento.
- Módulo 5 – Alterando informações do projeto: situações nas quais é possível alterar sem nova aprovação e quando é obrigatório nova tramitação acadêmica.
- Módulo 6 – Finalizando/encerrando o projeto: relatório final e sua aprovação.
- Módulo 7 – Extraindo relatórios: relatório interno e consulta pública, seus filtros e informações recuperadas.
- Módulo 8 – Suporte ao Usuário, Melhoria Contínua e Sugestões: suporte ao usuário, melhoria contínua do sistema, coleta de sugestões sobre o uso do Sigpex Pesquisa e feedback sobre o curso.