Módulo 5

Avaliação

Apesar de este ser um Módulo específico de avaliação, lembramos que ela ocorreu ao longo do curso, com todo o seu empenho e esforço necessários para chegar até este momento. O curso propiciou um aprendizado a todos/as os/as participantes: professores/as especialistas e on-line, coordenadores/as, orientadores/as e cursistas. A riqueza de conhecimento aconteceu ao longo das aulas, nas trocas feitas em momentos presenciais e virtuais (fóruns, diários, mensagens e leituras realizadas).

Por isso, antes mesmo de encerrar o curso, queremos lhe dar parabéns por ter participado com afinco. Certamente, a partir dessa experiência, você adquiriu conhecimentos para poder agir reconhecendo e valorizando a diversidade em sua sala de aula. Nesse sentido, não podemos reduzir a avaliação a um único momento, pois o curso apenas deu início a um processo que deve continuar nas experiências que serão multiplicadas nas atividades docentes que você passará a implementar na escola.

Nesse Módulo, há três instrumentos de avaliação: Memorial, Trabalho final e Auto-avaliação. Você precisa ficar atento/a às datas de envio desses documentos para o/a seu/sua professor/a on-line. A realização dessas tarefas é obrigatória. Se tiver qualquer dúvida para preencher os documentos ou realizar o trabalho consulte o/a seu/sua professor/a on-line. Ele/a estará à disposição para orientá-lo/a.

O Memorial consiste no relato de sua própria experiência ao longo do curso. Ele deve estar baseado nos registros feitos em seu Diário e, por isso, deve ser feito individualmente. Sua nota vale 2,2 pontos da nota final.

O Trabalho final consiste em uma proposta de realização de projeto ou atividade sobre temas tratados no curso, que você poderá aplicar na escola. Ele vale 3,0 pontos da nota final.

A Auto-avaliação consiste em uma análise pessoal de sua participação no curso. Nela, você deve atribuir notas de desempenho a cada item indicado. Seu total soma 1,2 pontos da nota final.

À direita da tela, você encontra todo o material necessário para realizar as atividades deste Módulo.

Salve no seu computador os documentos-modelo que trazem os roteiros que você deve seguir para elaborar seu Memorial, seu Trabalho final e sua Auto-avaliação.

Após baixar os documentos, preencha os itens solicitados e envie-os ao/a seu/sua professor/a on-line na data determinada.