Módulo 4 | Unidade 2

Desigualdade Racial

Para entender um pouco mais sobre a questão racial no Brasil é preciso reconhecer que em nosso país a desigualdade racial tem características específicas; é também necessário identificar o papel do preconceito e da discriminação racial na manutenção das desigualdades.

Tanto a música Ilê para sonhar, de Valmir Brito/ Armandinho Áras/ Levis Menezes, quanto o poema Meu sonho não faz silêncio, de José Carlos Limeira, que se encontram no lado direito da tela, falam de coisas importantes para que se possa compreender a desigualdade e o preconceito. Há a força da representação construída e alimentada no nosso cotidiano acerca da suposta incapacidade de os negros e negras exercerem determinadas funções, ocuparem cargos de decisão, terem bom desempenho escolar etc. Nessa unidade, vamos entender um pouco da articulação entre discriminação e o quadro das desigualdades raciais no Brasil.

Quando falamos de desigualdade, nós a definimos a partir do seu oposto: pela ausência de igualdade. A primeira coisa de que nos lembramos é de frases como “todos são iguais perante a lei”. Ou então dos princípios da Revolução Francesa: “Igualdade, Liberdade e Fraternidade”. O histórico da construção do racismo nos mostrou que falar de diversidade racial é falar de desigualdade étnico-racial, a exemplo das relações de gênero estudadas neste curso, no qual temos refletido sobre a diversidade e as várias formas de discriminação.

Considerando os novos saberes construídos neste curso, convidamos você a refletir novamente sobre como as discriminações de gênero, étnico-raciais e de orientação afetivo-sexual se combinam na produção das desigualdades.  Pense em situações nas quais você pode dizer que existe igualdade ou que existe desigualdade. Leia as questões abaixo e tenha-as em mente à medida que avança nos estudos desta Unidade:

  1. De modo geral, como a sociedade lida com as desigualdades?
  2. Quando falamos de desigualdade estamos falando de justiça?
  3. No ambiente escolar, que tipo de situação você denominaria como desigual?
  4. Qual a relação entre diferença e desigualdade? Quais são as suas causas?
  5. Por que as pessoas justificam as desigualdades pela diferença ou pela incapacidade dos indivíduos?
  6. Quais são os efeitos da desigualdade? Como eliminar as desigualdades?
  7. Como, por que e com quais conseqüências as desigualdades nas chances de vida afetam pessoas de forma diferenciada?
  8. Quais as características das desigualdades na sociedade brasileira? O que caracteriza as desigualdades raciais no Brasil?
  9. Quais as reivindicações das organizações do Movimento Negro?

À direita da tela, você encontra todo o material necessário para o estudo do tema desta Unidade:

  • Em primeiro lugar, clique em animação para ver o caso que envolve questões importantes para tal estudo.
  • Em seguida, leia os textos para poder compreender os fenômenos abordados no caso e em situações semelhantes.
  • Se desejar ou se for necessário, imprima o texto da animação e os textos para leitura.

Para encerrar, vá ao fórum participar do debate sobre o caso, tendo sempre em mente os conceitos estudados nos textos.

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