Apresentem aos seus colegas a distância os dados relevantes ao projeto de intervenção pedagógica observados em suas escolas, comunidades e municípios. Esta é uma oportunidade para que se conheçam diferentes realidades sociais educativas e, quiçá, as mesmas realidades sob diferentes olhares.
Gilmar Jose Fava
Gilmar Jose Fava
Projetos como EPI que redimensionam, reorganizam dão novas perspectivas a educação, oferecendo um tempo de permanência maior ao educando, exige um grande envolvimento de docentes, funcionários e diretores. Na região de Criciúma o projeto EPI começou com cinco (5) e hoje só duas (2) continuam com o projeto. Um dado que mostra que as Políticas Públicas na rede Estadual de Ensino esta longe de ser ativa e organizada em sua prática.
A Escola Pública Integrada enfrenta desafios como:
· Falta de espaços próprios para as oficinas;
· Material adequado;
· Formação continuada ( só aconteceram 2 e para uma pequena parcela dos profissionais);
· Rotatividade de profissionais;
· Falta de recursos humanos, principalmente para o horário do almoço e biblioteca;
· Falta de integração quanto a EPI x Gerencia Regional de Educação;
Base diversificada sendo usada para complementação de aulas de professores efetivos