Meu nome é Roseane Mendes, sou natural do Amazonas, da cidade de Manaus, bacharel em Secretariado Executivo, mestra em educação profissional e tecnológica e atualmente doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Devido ao doutorado, atualmente estou morando em Curitiba, aproveitando a prerrogativa do afastamento integral para qualificação acadêmica, direito assegurado aos servidores públicos federais.
Minha trajetória acadêmica e profissional é marcada pelo compromisso com a educação pública, a inclusão e as questões sociais que atravessam os espaços educativos. No mestrado, desenvolvi pesquisa sobre acolhimento e saúde mental de estudantes do curso de Secretariado Executivo do IFAM - Campus Manaus Zona Leste, buscando compreender os impactos das relações institucionais e emocionais no processo formativo. Atualmente, no doutorado, investigo as questões étnico-raciais relacionadas ao trabalho de docentes negros e negras, especialmente os processos de adoecimento produzidos pelas violências estruturais presentes no ambiente educacional.
Sou uma mulher preta, mãe e docente há 21 anos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, instituição na qual construí minha trajetória profissional pautada no diálogo, no cuidado e na formação humana. Também integro o grupo de pesquisa do projeto “Fala baixo senão eu grito”, vinculado à Universidade Federal do Paraná, que desenvolve ações com estudantes do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio, abordando temas como racismo, LGBTQIA+, segurança escolar, bullying, violência contra a mulher e outras questões fundamentais para a construção de uma educação crítica, democrática e socialmente comprometida.
Acredito na educação como espaço de transformação, resistência e produção de novas possibilidades de existência, especialmente para sujeitos historicamente silenciados. Tenho grande interesse em dialogar e aprender coletivamente neste curso, compartilhando experiências, pesquisas e reflexões que contribuam para práticas educacionais mais humanas, inclusivas e conscientes.