Registro de Conhecimentos Prévios
Em sua experiência como cidadão e cidadã e como educador e educadora, você tem refletido sobre como algumas diferenças viram sinônimos de defeitos em relação a um padrão dominante, considerado como parâmetro de normalidade e significado desta situação na vida privada e na vida pública? Em sua opinião, a escola deve acolher a diversidade incondicionalmente (aqui incluindo a pessoa portadora de deficiência física ou intelectual)? O respeito à diversidade é assunto para ser tratado na escola? O que é possível “ensinar” e “aprender” sobre ela? O que é “natural”, “normal” e “moral” para a maioria deve ser para tod@s? Por que as expressões tanto físicas como comportamentais do ser humano que não correspondem ao que é considerado “natural”, “normal”, “moral”, despertam ansiedade, medo, preconceito e até mesmo violência? Qual a relação entre respeito à diversidade, direitos humanos e formação para a cidadania? Você acha que @s discriminad@s correm o risco de serem culpados pela própria discriminação? De que forma? Em sua opinião é função da escola promover a igualdade? O que você entende por promoção da igualdade?
Organize os conhecimentos que você tem a respeito desses assuntos e o que você gostaria de saber sobre relação entre diversidade e sociedade, diversidade e discriminação, papel da escola na promoção da igualdade. Registre neste Diário.
Ao final deste Módulo você vai fazer um novo registro comparando os conhecimentos prévios que você tem desses assuntos com os conhecimentos adquiridos neste Módulo.
Atenção! Os registros feitos nos Diários servirão para que você produza um Memorial no último Módulo do curso (Avaliação). O acesso ao seu texto no Diário é exclusivo seu e de seu/sua professor/a on-line.