Programação

  • Sala de Aula em tempo real - 2ª versão

    .

        Sejam bem-vind@s!


    Ferramentas Avançadas do Moodle para Sala de Aula em Tempo Real: Webconferências
    .

    Esse curso foi elaborado pela equipe do Programa Gestão de Tutoria e Tecnologias Educacionais em Educação à Distância da UFSCO nosso objetivo consiste em preparar a comunidade e apoiar docentes para os desafios do uso de tecnologias digitais de educação em atividades que envolvam a oferta de ensino, capacitação e treinamentos não-presenciais por meio da Plataforma Moodle, com ênfase em sala de aula em tempo real, viabilizada por meio de webconferências. Desejamos que esse Curso seja um ambiente produtivo e rico em aprendizagem. Conte conosco!

    Profª. Drª. Monica Motta Lino
    Prof Dr Isaías Scalabrin Bianchi
    Profª. Drª. Margarete Maria de Lima
    Profª. M.a. Thaise Honorato de Souza
    Apoio técnico Nicolle Lehrer Corrêa
    Monitora Gabriela Falconi Vieira Gonçalves
    Monitora Hemilliy Heidemann de Souza
    Monitor Jenn Lopez

  • 1. Palavras Iniciais

  • 2. Organização do Curso - explicação

    .

    Trilhas de aprendizagem são itinerários pedagógicos previamente planejados que visam propiciar a melhor performance possível de aprendizagem das pessoas envolvidas. Elas se originam do mapeamento de todo o conjunto de conteúdos abordados nos materiais que constituem uma coleção, em cada tópico delineado. Podem incluir questões, textos, vídeos, imagens, livros didáticos, jogos, entre outros, que, de forma inteligente e baseada no perfil do grupo, serão capazes de orientar e oferecer subsídios adequados à aprendizagem.

    .

    O curso está organizado em uma trilha de aprendizagem elaborada com doze tópicos. 

    .

    1. Palavras Iniciais 

    .

    O primeiro tópico - Palavras Iniciais - consiste na apresentação de um vídeo que aborda, essencialmente, a importância de os professores se reinventarem no contexto educacional, que precisa ser ressignificado frente a pandemia em curso. Educar, muitas vezes, requer pensar fora da caixa e assumir novas possibilidades a partir de cenários que se transformam no cotidiano da sociedade. As webconferências são alternativas que evidenciam a importância das tecnologias da informação para aproximar em um mesmo ambiente, online, professores e os estudantes; que intermediados por diversos recursos podem simular salas de aulas virtuais.

    .

    2. Organização do Curso 

    .

    O curso tem ao total 24h e será desenvolvido em três semanas - que são fracionadas em oito horas por semana de atividades. São utilizadas tecnologias digitais que viabilizam a participação, a integração, e fundamentalmente, a capacitação dos participantes, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Moodle Grupos/UFSC, com a mediação de tutores. Como atividades síncronas, são ofertadas webconferências semanais e chats diários. Como atividades assíncronas são ofertados materiais didáticos interativos, vídeos explicativos, fóruns, tutoriais, exercícios, atividades em grupo e comunicações individuais de acompanhamento por mensagens de texto.  

    .

    3. Sala dos Estudantes 

    .

    Ao entrar no curso, seguindo a trilha, o estudante terá acesso às Palavras Iniciais (1° tópico), depois poderá acessar a Organização do Curso  (2° tópico) e então irá identificar a Sala dos Estudantes (3° tópico). Na sala dos estudantes há uma primeira atividade para ser feita: a formação de equipes de trabalho, separadas por tutores, que seguirão juntas ao longo da trilha de aprendizagem. Assim, observe a descrição dos grupos e suas datas - que podem ser alteradas pela equipe, se assim desejarem. O trabalho em equipe é fundamental para que, futuramente, seja possível participar de webconferências em grupos de modo experimental no Laboratório Audiovisual (7º tópico).

    Nesse tópico, também há um fórum livre dedicado, exclusivamente, aos estudantes. Ou seja, um espaço livra para organização de atividades partilhadas, estudos e reflexões. 

    Aproveite!

    .

    4. Bases das Webconferências

    .

    As Bases das Webconferências (4° tópico) quarto tópico do curso apresenta os elementos básicos das ferramentas comunicacionais para a realização de uma webconferência, os equipamentos necessários e os requisitos de software e navegadores. Orienta a diferença conceitual entre webconferência e videoconferência. Nesse tópico são demonstrados por meio de texto e recursos audiovisuais como é possível identificar os dispositivos/aparatos tecnológicos necessários para uma sala de aula em tempo real.

    .

    5. Tutoriais e Exercícios

    .

    São apresentados Tutoriais e Exercícios (4° tópico) a partir da exibição de vídeo interativo, acompanhado de livro-texto, em pdf, que pode ser baixados para leitura offline em outros dispositivos, referente às plataformas ConferênciaWeb/RNP, Zoom e Google Meet.  Essa etapa é significativa para o acompanhamento do curso, uma vez que prepara o estudante para o uso do Laboratório Audiovisual (7° tópico) de prática simulada com a equipe de estudantes descritas na Sala dos Estudantes (3° tópico).

    .

    6. Mediação das Webconferências

    .

    A Mediação de Webconferências (6° tópicoé uma atividade que consiste no trabalho realizado pelo mediador; administrador ou professor da webconferência durante uma sessão. Assim, esse tópico aborda sobre as condutas que devem ser realizadas no âmbito técnico e operacional, bem como, na sistemática de apresentação. Essa etapa de mediação tem particularidades para as reuniões de trabalho, as apresentações de TCC/Mestrado/Doutorado e bancas em geral, as Salas de Aula em Tempo Real - uma vez que os recursos adotados diferem de uma para outra. São abordados textos e recursos audiovisuais nessa parte do Curso.

    .

    7. Laboratório Audiovisual

    .

    O Laboratório Audiovisual (7° tópico) consiste em um ambiente para a prática simulada dos estudantes, em suas equipes, ingressarem e realizarem webconferências online. Assim, junto com um supervisor (tutor) que tem como função um acompanhamento observacional, a equipe deverá fazer o rodízio entre seus membros nos perfis de conferencistas (usuários, administradores ou apresentadores) e testarem os recursos e funções aprendidos até o momento. Salienta-se que nas Atividades Avaliativas (9° tópico) são solicitadas atividades que requerem a participação em webconferências e que poderão ser realizadas nesses momentos de prática em laboratório do Curso. 

    A Equipe poderá definir, entre si, a agenda para a realização de prática simulada no Laboratório Audiovisual - pois o uso desse recurso é livre. Ainda, mesmo que seja fortemente recomendada a participação de toda a equipe ao mesmo tempo numa mesma webconferência, essa condição não é obrigatória. É necessário que cada estudante participe, no mínimo, de uma webconferência por semana até o final do curso, ou seja, no mínimo em três sessões ao total.

    .

    Sugestão de datas para as webconferências do laboratório audiovisual para realização das atividades avaliativas junto com os tutores:

    Quinta-feira 01/10/2020 às 16:00h

    Quinta-feira 08/10/2020 às 16:00h

    Quinta-feira  15/10/2020 às 16:00h

    .

    8. Plug-in BigBlueButtonBN

    .

    O ambiente Moodle dispõe de um plug-in que permite realizar conferência dentro da própria página, chamado BigBlueButtonBN (8° tópico). Por meio de recursos interativos e exercícios online, essa etapa do curso ensina como configurar esse plug-in para dar início à essas atividades e criar um ambiente que se assemelha a uma Sala de Aula virtual.

    .

    9. Atividades Avaliativas

    .

    Como Atividades Avaliativas (9° tópico) do curso, existem dois trabalhos que são realizados em equipe, mas entregues e avaliados individualmente; e uma prova individual. O somatório das três avaliações - de pesos paritários (P3 cada) - e a participação nas webconferências ao longo do curso (P1) precisam contabilizar média 6,0 para a aprovação/certificação..

    Participação em webconferências (P1): deverão ser desenvolvidas participações em webconferências dentro do Curso, de modo Livre. Pode ser em equipe no Laboratório Audiovisual, pode ser com tutores, professores, etc. Essa participação será automaticamente registrada no ambiente virtual, portanto, basta participar que o ponto/nota será naturalmente agregado ao estudante.

     1ªAtividade Avaliativa (P3): a primeira atividade avaliativa intitulada "ConferênciaWeb - Versão Teste" consiste em acessar a ferramenta teste do ConferenciaWeb e atender aos requisitos determinados pela tarefa. 

    2ª Atividade Avaliativa (P3): a atividade intitulada "Atividade desenvolvida em webconferência" consiste no envio de um arquivo com o "print" (foto) da tela de uma webconferência no qual o estudante participou, contendo um cenário previamente determinado na tarefa. 

    Prova (P3): a prova é individual e contém conteúdos desenvolvidos ao longo de todo o curso. 

    .

    10. Outras Plataformas

    .

    São abordadas as Outras Plataformas (10° tópico), a saber: Google Meet, Jitsi Meet e Zoom. São apresentados tutoriais por meio de vídeos interativos. Essas atividades são acompanhadas de livro-texto, em pdf, que podem ser baixados para leitura offline em outros dispositivos.

    .

    11. Sala dos Tutores 

    .

    A Sala dos Tutores (11° tópico) é um ambiente para que os estudantes busquem suporte sempre que considerarem necessário. Haverá nessa sala Chat diário, de segunda à sexta-feira, para que as dúvidas sejam esclarecidas em tempo real. Ainda, há um fórum aberto para que os estudantes possam publicar as suas dúvidas - caso não esteja em horário de Chat, para que em breve seja respondido. Salienta-se que tanto o Chat, quanto o fórum permitem que as respostas fiquem armazenadas e visíveis no sistema, proporcionando um sistema colaborativo de perguntas-respostas. Participe!

    .

    12. Sala dos Professores 

    .

    A Sala dos Professores (12° tópico) é um ambiente para que os estudantes busquem suporte sempre que considerarem necessário. Serão disponibilizadas três Webconferências (uma por semana) com a carga horária de 1h cada, para a integração de todos e a retirada de dúvidas das equipes de estudantes.

    Ainda, na Sala dos Professores haverá um Questionário de Avaliação do Curso que é de grande importância que seja respondido. Esse curso terá versões futuras - a sua participação é fundamental para que essa proposta continue sendo aprimorada; estamos em constante aprendizado. Gratidão 

    .

    .

    • 3. Sala dos Estudantes

      .

      Olá pessoal, tudo bem?

      .

      Está previamente agendado o seguinte cronograma de webconferência entre estudantes e supervisores (tópico 7 - Laboratório Audiovisual):

      .

      Grupo  Supervisor@   Data    Horário Nome dos Participantes Local
      Grupo 1 Hemilliy

      01/10

      08/10

      15/10

      16h

      -Beatrice Orthmann
      -Clarice de Fátima da Silva
      -Edivaldo Lubavem Pereira
      -Fatima Regina Mena Barreto Silva
      -Gabriela de Souza Ferreira
      -Gabriela Fernanda Gonzaga Alanís
      -Maria Santos Reis Bonorino Figueiredo

      Laboratório Audiovisual

      Sala 1

      Grupo 2 Jenn

      01/10

      08/10

      15/10

      16h

      -Carlos Eduardo Andrade Pinheiro
      -Claudia Chalita Azevedo
      -Fernando Augusto da Silva Cruz
      -Jose Pedro Vieira Silva
      -Marina Siqueira Drey
      -Michelle Silva Ramos Tashiro
      -Suelen Amorim Ferreira

      Laboratório Audiovisual

      Sala 1

      Grupo 3 Gabriela

      01/10

      08/10

      15/10

      16h

      -Bruna Brito Soares

      -Clara Luna de Bem Barreto Cano

      -Flora Bazzo Schmidt 

      -Gabriela Ricken Warmling

      -José Luís Guedes dos Santos

      -Nathaly Rivatto

      -Sabrina Mara Pedrotti

      Laboratório Audiovisual

      Sala 1

       

      Aguardamos vocês!

    • 5. Tutoriais e Exercícios

    • 6. Mediação das Webconferências

    • 7. Laboratório Audiovisual

      O Laboratório Audiovisual é um ambiente livre e compartilhado pelos estudantes para treinamento e aplicação dos conhecimentos gerados a partir da leitura sobre conferência, em especial WebConf/RNP. Está organizado por salas conforme agrupamento de estudantes, tutores e professores do curso. Sinta-se à vontade para usar e aproprie-se das ferramentas que essa plataforma dispõe! 

      • 8. Plug-in BigBlueButtonBN

      • 9. Atividades Avaliativas

      • 10. Outras Plataformas

      • 11. Sala dos Tutores

      • 12. Sala dos Professores

         

         

          Sala de apoio pedagógico,

          preparo de aulas e currículo

          oculto.  Sente-se e tome um

          café conosco